Amigas que me visitam !!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

- Colcha de Retalhos

N´outro dia a Helena,
do blog
Aboborinha Madura
perguntou-me pela minha colcha de retalhos
ou patchwork
já que o termo em inglês está tão difundido.

Olha, Helena, só fiz ainda 9 blocos.
Como vês, a colcha está atrasadíssima!
Como eu tenho a mania de iniciar
vários trabalhos ao mesmo tempo,
resolvi por ordem na bagunça.
Por isso neste mês coloquei um meta:
terminar a toalha que estou a fazer na Escola de Bordados,
que por sinal neste mês de setembro, está encerrada para férias.
A toalha, com bainhas abertas, está quase pronta.
Só faltam dois cantos,
que a professora ainda me irá explicar como serão feitos.
Para somar a isso tudo, tive dois meses com visitas em casa:
O que é muito bom, considerando quem eram,
todavia a colcha foi ficando para trás.
Um dia ela será terminada.
É para se ir fazendo,
como diz uma prima minha:
a Lúcia, de Coimbra.


Alguns blocos de perto.
A foto foi tirada à noite e os tons estão mais escuros
do que na realidade o são.
Os tons são do creme para o laranja, na sua maioria.

os blocos ainda não estão emendados.
Só os coloquei lado a lado.

Os 9 blocos em cima do tapete.
Os tecidos foram comprados cá em Portugal ou no Brasil,
e mais alguns que uma costureira amiga minha me fornece.
São pequenos pedaços que ela inicialmente colocava no lixo, ( pode?????)
mas que agora vêem para mim.
Sempre dá para fazer alguma coisa,
além do que a variedade é maior.
Esses retalhos são aproveitados,
em especial, para o centro dos blocos,
já que são pequenos pedaços.

3 comentários:

Adelaide Mesquita disse...

Parabéns Filomena! esta colcha depois de acabada vai ficar o máximo! Pela amostra já se vê um pouco do resultado final.
Parabéns pelas 400 seguidoras, mas também não fico admirada pois o blogue é muito bom.
Bjs

ABOBORINHA MADURA (Helena) disse...

Olá de novo Filó

Lembrei-me da tua colcha sim, como estaria. Obrigada por me dares a resposta em público, mas ainda bem que perguntei porque fizeste uma postagem mostrando um trabalho que está a ficar lindo.Tenho de aprender esse quadrado... Goblin, acho eu. Gostaria de um dia ter uma colcha assim como a tua, mas só quando me reformar, agora além de não saber fazer não tenho tempo e é sempre bom termos objectivos para o futuro, não é?
Também sou como tu, tenho imensos trabalhos em andamento e o patchwork é algo a que me quero dedicar mais à frente... com calma.
Beijinhos e muitas felicidades
Helena

crafts e arts... disse...

Sou louca por colchas de retalho... um dia ainda terei uma!!! A sua está ficando linda!!!
Beijos!!!