Amigas que me visitam !!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

- Lavanda



Neste verão,

ganhei de uma amiga do Entroncamento

uma braçada de Flores de Lavanda....

Sequei e depois debulhei as flores,

ficando com um alguidar cheio....


Onde guardar????

Pensei e lembrei que em maio

ao viajar para a Espanha guardei uma garrafa

plástica de sumo, que achei diferente, e bonita..

Quem guarda tem......

Mas a dita garrafa não foi suficiente

e assim usei também um frasco de vidro..


Vamos ver como ficou???

Como foi que fiz????



Por primeiro selecionei uma foto
de lavanda ou alfazema da net
passei para o Paint,
reduzi e coloquei os dizeres:
Lavanda da Aldeia
verão de 2011

Depois marquei uma faixa
de ambos os lados da foto e recortei a foto e a faixa


A seguir colei na garrafa e no frasco,
tendo assim Lavanda para por em
saquinhos de cheiro que serão feitos.....
Esse é o efeito de mais esse trabalhinho.....
Com tempo,
vou colocando tudo em ordem
no meu Quarto da Costura.

E já agora,
algumas informações sobre a Alfazema.


Nome científico: Lavandula angustifoliaCaracterísticas:
A lavanda é facilmente identificada pelo seu aroma fresco
e limpo, extremamente agradável.
É originária das regiões montanhosas dos países mediterrâneos.
Era muito conhecida pelos gregos e romanos,
que utilizavam esta erva em seus banhos.
O nome do seu gênero (Lavandula)
é originado do latim “Lavare”, que significa lavar.
Muito utilizada em banhos de purificação e como perfume.
Pelo seu poder anti-séptico,
foi amplamente utilizada na Europa
urante a primeira e segunda guerra mundial
para limpar ferimentos de soldados.
A lavanda é um arbusto de pequeno porte,
que mede entre 20 e 60 cm de altura.
As folhas são estreitas e alongadas e suas flores
são de cor azul ou violeta.
Propagação: pode ser feita por sementes ou estacas
de aproximadamente 15 cm de comprimento,
retiradas de galhos novos, porém não muito frágeis.
Cultivo: esta planta prefere os ambientes ensolarados,
mas protegidos do vento.
O solo deve ser bem drenado, arenoso, poroso
e rico em húmus. Por isso recomenda-se afofar a terra
se esta ficar compactada no decorrer do cultivo.
O espaçamento ideal entre as plantas é de 50 cm por 1m.
É uma planta de fácil cultivo,
ois resiste bem tanto ao frio quanto ao calor.
Apesar de facilmente cultivável, às vezes é difícil obter a sua floração.
A estimulação da florada ocorre
uando a planta passa por um período de clima frio.
As flores normalmente estão prontas
para a colheita na primavera
Não necessita de regas constantes.
A irrigação deve ser feita preferencialmente
nas horas mais frescas do dia. Após a floração,
deve ser podada para estimular o desenvolvimento
de nova brotação. Para obter o máximo do perfume
que a lavanda pode oferecer, deve-se colher as flores
logo que a planta começa a florescer.
Faça pequenos raminhos e
coloque para secar em ambiente fresco e ventilado.
Pode-se usar os ramos secos
para perfumar gavetas e armários,
bem como ambientes, quando usados em maior quantidade
.Se você escolher cultivar a lavanda em vaso,
ão deve misturá-la com outra planta.
Aplicações: A lavanda é sedativa, digestiva,
anti-reumática, anti-inflamatória, anti-séptica,
cicatrizante, relaxante, redutora da fadiga,
sedativa, balsâmica e inseticida.
Utilizada para acne, bronquite, leucorréia,
nervosismo, reumatismo, tosse, vertigens.

20 comentários:

Ivonete disse...

Olá Filomena!
Estou encantada! voce deu quase uma aula sobre a lavanda!
Eu nunca vi aqui no Brasil, só artificial.
Beijocas!!!

komar disse...

Volim lavandu. Lavanda je lijepa i korisna biljka! Etikete su dobar posao!
:)
I love lavender. Lavender is a beautiful and useful plant! Labels are a good deal!

Marilia Baunilha e Patch disse...

Filomena querida,

Obrigada pela aula. Adorei. Tenho um pequeno pé de lavanda na floreira do meu apartamento e a cultivo com muito cuidado. Meu marido é o responsável pelas regas e não descuidamos delas nem um dia. Ontem colhemos algumas flores e vou aproveitar a dicas dadas por você para secá-las. Quando prontas, acho que as colocarei em um micro vidro, pois consegui apenas cinco galhinhos de flores. Adoro esta planta. Seu perfume é o meu preferido.

Beijos,

Eneida

O meu pensamento viaja disse...

Adoro alfazema e, por isso, sempre tenho um vasinho numa das varandas.
Tola, nunca me lembrei de perpetuar o seu perfume.
Obrigada pela valiosa dica.
Beijo
Nina

Helena disse...

Imagino os saquinhinhos de alfazema que a Filomena irá fazer!
Bom fim de semana.

deise PAES disse...

Que encanto que ficou!
Beijo querida!

Sonia Facion disse...

Olá Filomena!!!

Gosto muito da lavanda, pois deixa um cheirinho suave e agradável!!!!

Amei seu porta lápis, uma graça!!!

Bjks

Sonia

MJ disse...

Olá Filomena, eu adoro a Lavanda. Seu blog é lindinho. Fique a vontade de visitar o meu blog tbm quando quiser. Bjos!

MJ disse...

Oi Filomena...voce me deixou um comentário mais o blogger disse que nao existe, acho que é um error do site blogger, por isso eu nao pude publicar-lo. Nao ache que eu nao publico seus comentários, e se quer tentar mais uma vez fique a vontade. Obrigada pela sua visita! fiquei feliz de ver que gostou do blog e o convite!

MJ disse...

Oi Filomena, agora sim posso ver o seu comentário! Obrigada e desculpe o acontecido, acho que era um erro de blogger.

Anónimo disse...

ola d.filomena.n consigo ver o seu mail.agradecia que mo enviasse pois queria trocar ideias consigo
obrigada
fatima
eu tb tenho um cancro
maria_fatima_oliveira@hotmail.com

Baú da Dadá disse...

Maria Filomena,
gostei muito do teu blog. Achei mui preciosa a sua instrução sobre a poda da lavanda. Eu costumava deixá-la no pé muito tempo após a floração. Agora já podei as florezinhas, que estão a secar. Grande abraço a você. Venha visitar meu blog!
Beijos
Renata

Aninha disse...

Olá, amada.
Tive um problema com meu antigo blog de artesanatos e por isso eu o exclui.
No entanto criei um novo blog, com um endereço bem parecido com o antigo.
O endereço novo é:
www.tudoavartesanato.blogspot.com
Gostaria de sua visita e se desejar me seguir, ficarei honrada.
Beijos

Sonia Facion disse...

Estive ontem numa feira de flores em Holambra, onde vi muita lavanda e adinha? Lembrei-me de você.

Bjk amiga

Sonia

ninnacantina disse...

Filomena,
Tudo lindo!!!
Teu ensinamento, teus trabalhos e você!!!
Quero te enviar um e-mail com um anexo de lavanda, mas não consigo, retornou...
Se puder me envia teu e-mail, obrigada, bjs
ninnacantina@hotmail.com

Inês disse...

Olá Filomena!
Hoje li o recadinho que deixaste para mim.
Aceitei tua idéia e já coloquei a barra para seguidores.
Será um prazer muito grande te ter no meu blog.
Realmente, temos muitas coisas em comum. Não só o signo de balança. Adoro arte, amo alfazemas (nas férias de julho deste ano estive aí em Portugal e trouxe algumas da casa museu de Eça de Queiroz).
Parabéns pelos teus trabalhos artísticos são muito bonitos e de muita delicadeza.
Embora seja brasileira, amo Portugal. (Sou neta de portugueses)
Bem, te espero no blog.
Um beijo

Denise Dumont disse...

Filomena,me encanto muito com seu
blog.
Adorei sua dica sobre a lavanda.
Beijos

Denise Dumont disse...

Filomena,
Me encanto com seu blog... sua dica sobre lavanda é muito valiosa.
Beijos

Anónimo disse...

Olá,Filomena!
Obrigado pela simpática visita.

Da lavanda sei que gosto muito do cheiro, mas não conhecia toda a história por detrás dela, muito menos que estava ligada ao acto de lavar.
Esses Gregos e Romanos, é bem verdade, sempre me pareceram gente asseada ...

beijinhos, boa semana.
Vitor

Ana C. disse...

Olá Filomena, sou uma grande e assidua seguidora dos seus trabalhos.
Gosto muito dos cheirinhos e ando á procura de ideias para fazer os saquinhos. Pode dar algumas sugestões? Parabéns e obrigada