Amigas que me visitam !!

sábado, 23 de janeiro de 2010

- Reciclagem de Papel Cartão


Há dias descobri um blog interessante.
Intitula-se:
http://emporiumsantamao.blogspot.com/

Dêem uma passadinha lá!!!
Há muito trabalho bonito e diferente!

E com base nas lições e tutoriais desse blog,
fiz algo diferente do que estou acostumada a fazer....

Reciclagem de Papelão
ou Papel Cartão.

Cá em Portugal ao comprarmos uma pallete de leite,
com 6 litros de leite,
a formar o pacote vem dois cartões de 20 por 28 cm.

E eu, com a mania de guardar tudo e aproveitar,
ia guardando os ditos cartões,
que usava, de vez em quando, para os meus trabalhinhos.

Mas como tenho muitos cartões,
resolvi fazer umas pastas
com o material que tenho cá em casa.



Foto 1

Para fazer as pastas tiver que usar 4 cartões,
pois as medidas de um cartão não é suficiente
para fazer um dos rostos da pasta-arquivo.

Desta forma, aparei os cantos,
que são arredondados,
e cortei da seguinte maneira:
em 2 cartões cortei as medidas
20 por 23 cm
e nos outros 2 cartões cortei as medidas
12 por 23 cm.

Em seguida, com fita crepe ou fita cola,
emendei pelo lado com 23 cm,
os dois cartões com medidas diferentes
ou seja:
uni o rectângulo de 20 por 23cm com o cartão
de 12 por 23 cm pelo lado com 23 cm,
formando dessa forma um rectângulo com 23 cm por 32 cm.

Visualize abaixo as fotos 2, 3 e 4 ,
para melhor entendimento.


Foto 2


Foto 3


Foto 4


Foto 5

Tendo as duas face da pasta emendadas,
parti para o revestimento...

Aproveitei folhas de papel de presente que tinha cá em casa...


Foto 6

Cortei dois rectângulos de papel presente
com medidas de 33 por 42 cm e comecei a colar no cartão,
usando cola em bastão, mas você pode usar a cola que tiver em casa.

Porque usei a cola em bastão???
Por que faz menos sujeira do que a outra..


foto 7

A colar o papel de presente no papel cartão.


foto 8

continuando a colar...
Faça tudo com muito capricho, para que os cantos fiquem certinhos...


Foto 9


foto 10

Para rematar colei no verso do cartão,
que ficou com as dobras do papel de presente,
uma folha A4 branca,
para dar o acabamento.


Foto 11


Foto 12

A seguir,
na capa da pasta que ficará por baixo,
centralizei o furador e fiz dois furos.


foto 13

Como não tinha em casa o arquivador em plástico ou metal,
resolvi utilizar um fio ( barbante para os brasileiros),
passando pelos buracos,
como mostra a foto acima


foto 14

Depois sobrepus as duas capas,
tomando o cuidado de deixar a capa com os furos
em baixo.


foto 15

Com duas pregadeiras de metal,
mantive as duas capas unidas
em esquadria, ou seja,
juntas e no mesmo nível.

Você pode usar pregador de roupa
( molas para as portuguesas).


foto 16

detalhe do pregador que usei.


foto 17

Prosseguindo,
cortei uma fita cola com 5 cm de largura
( ou fita crepe para as brasileiras),
e com 42 cm de comprimento,
colando metade da largura na capa da frente.


foto 18

Em seguida, como podem ver pela foto acima,
virei as capas, ainda sobrepostas,
e colei na parte de trás, a outra metade da mesma fita.


foto 19

Observe que a fita cola passou por cima
dos 2 buracos feitos pelo furador
e por cima do fio / barbante que vai ser
usado para arquivar os papeis.


foto 20

As partes que sobraram em cima e em baixo,
virei para dentro, dando assim um arremate.

Neste ponto tenho uma auto critica a fazer.
Teria ficado melhor se tivesse colocado a folha A4
para dar o acabamento depois de ter feito esta fase,
pois assim o pedaço de fita crepe ou fita cola
teria ficado escondido pro baixo da folha A4 de acabamento...

Na próxima faço assim.


foto 21

A pasta terminada.


foto 22

Aqui já duas pastas feitas,
com papeis diferentes, mas com as mesmas medidas...


foto 23

Nesta segunda pasta colei um rectângulo de papel branco
na parte da frente da pasta,
com o nome do assunto que abrigará esta pasta.

No caso,
modelos de bordado blackwork.


foto 24
A folhear a pasta com o material arquivado.


foto 25

Na parte de trás desta pasta utilizei dois papeis diferentes,
já que o papel de presente que utilizei
era insuficiente para os dois lados.

Poderia ter comprado as pastas no supermercado,
pois não são tão caras assim,
mas desta forma, reciclei
e ocupei o meu tempo,
e mais,
estou a colocar em ordem os meus papeis...

Bem, senhoras,
mostrei e escrevi tudo isto,
para dizer que podemos reciclar tudo.
E que este trabalho foi feito com
fundamento naquilo que vi no blog


http://emporiumsantamao.blogspot.com/

Desejo a todas um santo final de semana
com um grande abraço de Maria Filomena.

Se gostaram digam,
se não gostaram,
digam-me onde posso melhorar....

8 comentários:

Vaivaj disse...

Excelente trabalho. Boa idéia reciclagem de materiais. Será necessário usar essa idéia.

L* disse...

Ola, so passei para desejar bom fim de semana.
Adorei a reciclagem. Vou tentar fazer uma para mim.
Bjinhos da L*

Unknown disse...

Ola Maria Filomena.
Fico muito feliz de saber que gosta dos meus trabalhos.
Adorei o que vc fez com minha idéia, e reciclagem é tudo.
Uma idéia pode virar muitas, basta ter imaginação né?
Gerlamente eu posto alguma coisa com recilagem tbm.
Espero sempre sua visita por lá.
E estarei sempre por aqui tbm.
Bjs e um final de semana lindo pra ti.

Helena disse...

Acho cada vez mais importante reciclar os materiais. Eu tenho sensibilizado os jovens na escola para isso, embora não seja essa a minha área.
Bom domingo.

Lee Albrecht disse...

Filó,
idéia maravilhosa... assim que tiver um tempo vou aproveitar e fazer também.
Fico contente que minha amiga Vaivaj, também está participando do seu blog... nossa teia de aranha está aumentando...
Como sua pasta é de Blackwork, amanhã enviarei um desenho meu... o primeiro a sair do Brasil, para terras portuguesas!
Um ótimo domingo!
Lee

RobertaFrontini disse...

QUE ÓPTIMO...não só a ideia é FABULOSA como a sua concretização foi FANTÁTICA..

PARABÉNS!!!

Unknown disse...

Muito boa a ideia adorei!!!! amo reciclar.
Muita paz pra você.
BJozi.

Liana Uehara disse...

Adorei a sua idéia! É importante incentivar práticas como essa! Parabéns pelo seu blog!

Um grande abraço
Liana