Amigas que me visitam !!

terça-feira, 3 de abril de 2012

- Agulheiro - parte II


Atendendo a dois pedidos,

da Helena e da Sônia,
coloco hoje o gráfico do agulheiro,
bem como algumas fotos sobre como o elaborei.

Se alguma de vocês fizer o agulheiro,
gostaria muito de o ver....
Avisem-me.

Por primeiro,
peço desculpas pelo estado dos gráficos...
Foram usados e ficaram amarrotados...
além do que no decorrer do bordado
fui alterando algumas coisas,
como por exemplo,
nos carreteis ou retroses
bordei a linha em ponto lançado...,
e acrescentei pontos para fazer
a borda superior e inferior dos
carretéis de linha.
Observe a foto do agulheiro já bordado
no post anterior.








No centro das florzinhas apliquei uma miçanga...


Eu não usei as cores que estão no gráfico ...
Elas serviram apenas para fazer o esquema..
Depois fui pesquisar as cores que eu tenho
e acabei usando,
por exemplo
a 3830 da DMC
a1022 da Anchor
a 3052 da DMC
e mais algumas que agora não me lembro....

Adapte às cores e às linhas que tem em casa,
bem como ao gosto de cada uma...





O bordado antes da montagem do agulheiro...
No tecido referente à parte interna do agulheiro,
somente bordei os contornos em ponto de blackwork
e costurei duas tiras de feltro,
que farão o papel das folhas do agulheiro
onde serão afixadas as agulhas...

A fita métrica mostra as medidas


Usei cartão ( papelão) para o agulheiro ficar firme.
Aconselho a cortar o cartão alguns milímetros mais pequeno do que a
área bordada, tanto na altura como na largura...


usei o cartão que vem nos packs com 6 litros de leite em caixa....
Como a parte impressa ficou para dentro, na afeta o trabalho finalizado...
Reutilizar...aproveitar...não desperdiçar...
e finalmente...economizar.... é o lema !!!!



Depois costurei como se vê na foto..

Alerto para que o cartão da parte interna
do agulheiro deve ser menor uns 5 milímetros,
para que haja espaço ao dobrar....

aqui a unir as duas partes.
Como o contorno do agulheiro
foi feito em ponto de blackwork,
ao unir as duas partes,
deve ser feita a costura por esse ponto,
pois dessa maneira ficará melhor.

outra foto da união,
Ao costurar as partes laterais, incluir ao meio
uma tira de fita de cetim
(eu coloquei dobrada, com as pontas para dentro,
para depois fechar o agulheiro
com um laçarote...

Reconheço que este PAP está " fajuta"
muito pobre,
mas prometo que no próximo capricho mais....
Gostei de fazer esse agulheiro,
contudo a montagem foi postergada por muito tempo...
Eu fiz esse esquema e o bordei no início do ano passado,
portanto mais de um ano....
Mas, o importante é que terminei.!!!!

Ah - ia me esquecendo...
Faltam as iniciais para que possam colocar as iniciais
do vosso nome...
Prometo para amanhã...
Por hoje basta...estou com muito sono
já é quase meia noite....

Boa noite....e bons sonhos....


12 comentários:

Beatriz disse...

Vou guardar com cuidado este post para seguir o risco um dia. Acho que vou precisar de óculos novos antes disso. Lindo passo a passo. Parabéns e obrigada.

IVELISE disse...

Oi Maria, boa noite..nossa que trabalho bonito e delicado, suas explicações também..Pereceb-se o carinho com que vc o fez! Parabéns!

Toca do trico e croche disse...

Já salvei o paps do agulheiro e vou fazer.
Achei maravilhoso!
Obrigado pela generosidade de compartilhar.
Tenha uma abençoada semana e uma Páscoa recheada de bençãos.
Beijinhos!
Sonia Faria

Jeanne Feijó Machado disse...

Que trabalho lindo! Obrigada pela aula, ou passo a passo do agulheiro. Parabéns pelo capricho e por compartilhar, sempre temos alguma coisa a ensinar e outras tantas a aprender. Um grande beijo e uma excelente quarta-feira.
Jeanne

Lee Albrecht disse...

Lindo... Lindo... lindo!!!

Lúcia disse...

Olá, amei seu blog, tem muitos paps de barrinha de crochet, ja estou add aos meus favoritos.
Abraços!

Lúcia disse...

Amei seu blog, tem muitos paps interessante, estou add aos meus favoritos.
Abrãços!

Надежда-nagual disse...

Мария, очень красиво! Браво! Спасибо за схему!

Silvana disse...

Ottimo lavoro spiegato molto bene grazie
Silvana

Elena Zoia disse...

Ciao Filomena
da tempo cercavo un tutorial per fare il porta-aghi.
nel tuo blog l'ho trovata. Grazie
è spiegata tanto bene.
Buona notte
Elena

CasaERBA disse...

Cara Filomena
Il tuo tutorial è davvero splendido!!
Grazie a te per la tua condivisione!
erba

Rosa Juliana disse...

Boa noite, gostaria de uma dica. Tenho alguns panos de prato para bordar e a cliente quer direto no pano e não no etamine, acontece que fica feio a parte de trás, pois não se tem os bloquinhos do etamine para se passar por trás. Você teria alguma sugestão para me dar, por favor.
rosa_hamburgo@hotmail.com